Matéria publicada pela jornalista Iara Vida na revista Forum, no dia 08 de janeiro de 2025.
Seleciono alguns trechos abaixo. Clique aqui para a matéria integral.
“O brasileiro Evandro Menezes de Carvalho foi anunciado como membro do recém-criado Comitê Político do Conselho Mundial de Sinólogos. A iniciativa, divulgada nesta terça-feira (7), marca a criação de dez comitês especializados que visam aprofundar estudos e promover intercâmbios acadêmicos globais nas principais áreas da sinologia.
O Comitê Político, segundo informações do Chinese Culture Translation and Studies Support (CCTSS), terá como foco principal o estudo do pensamento político tradicional chinês e do modelo de governança moderno.
A área de pesquisa abrange a evolução histórica da cultura política chinesa e suas implicações para a governança global, promovendo um intercâmbio acadêmico profundo entre especialistas chineses e estrangeiros.
Além do Comitê Político, foram estabelecidos outros nove comitês temáticos: Estudos Religiosos, Medicina Tradicional Chinesa, Filosofia, Linguística, Arte, Literatura, História, Estudos Militares e Economia. Os grupos têm como objetivo fortalecer o diálogo interdisciplinar e expandir a colaboração acadêmica internacional.
Conselho Mundial de Sinólogos
Estabelecido oficialmente em julho de 2022, o Conselho Mundial de Sinologistas reúne mais de 400 especialistas de 63 países, consolidando-se como uma das mais abrangentes redes acadêmicas no campo da sinologia.
Além disso, seu órgão executivo, o Centro Mundial de Sinologia, tem liderado a construção de conselhos nacionais em mais de 30 países, promovendo a integração de pesquisadores locais e a ampliação do impacto acadêmico da sinologia.
Os dez comitês recém-criados têm como objetivo fomentar o estudo de áreas específicas, como religião, literatura, linguística, arte e economia. A iniciativa visa promover intercâmbios acadêmicos frequentes, com conferências e seminários realizados na China e em outros países, fortalecendo o diálogo interdisciplinar e transnacional.”
0 comentários