No dia 07 de janeiro de 2025 recebi a notícia do estabelecimento dos 10 comitês profissionais do Conselho Mundial de Sinólogos e eu fui nomeado para o Comitê de Política. Segundo a notícia divulgada pela Chinese Culture Translation and Studies Support (CCTSS) da prestigiosa Universidade de Língua e Cultura de Beijing (BLCU), “o Comitê Profissional Político se concentra no pensamento político tradicional chinês e nos modelos modernos de governança, explora a evolução histórica da cultura política chinesa e suas implicações para a governança global e promove intercâmbios aprofundados entre círculos acadêmicos chineses e estrangeiros.”
Abaixo o print com os membros do Comitê Profissional Político:
O Conselho Mundial de Sinólogos foi oficialmente estabelecido em julho de 2022. Em agosto do mesmo ano, o corpo executivo do Conselho Mundial de Sinólogos, o Centro Mundial de Sinologia (World Sinology Center), foi oficialmente estabelecido. Até agora, como uma organização acadêmica marcante no campo da Sinologia, o Conselho reuniu mais de 400 especialistas de destaque de 63 países ao redor do mundo, formando uma ampla e profunda rede acadêmica de Sinologia.
Ao mesmo tempo, o Centro Mundial de Sinologia, o corpo executivo do Conselho Mundial de Sinólogos, assumiu a liderança na construção de um sistema de conselho nacional cobrindo mais de 30 países, com o objetivo de organizar e conectar sinólogos de vários países, formar uma força conjunta e dar pleno uso à eficácia de seu grupo.
Com base nisso, a fim de promover ainda mais pesquisas aprofundadas por sinólogos ao redor do mundo em vários campos da Sinologia, incluindo linguagem, literatura, história, filosofia, política, economia, arte, religião e medicina tradicional chinesa, o Conselho Mundial de Sinólogos estabeleceu formalmente os dez principais comitês de especialistas em assuntos correspondentes e realiza regularmente conferências e seminários acadêmicos na China ou no exterior para promover intercâmbios acadêmicos e cooperação entre várias disciplinas.
O World Sinology Center (foto acima) é construído em conjunto pela Beijing Language and Culture University (BLCU) e pelo Governo Municipal de Qingdao. Contando com os ricos recursos de pesquisa em sinologia da Beijing Language and Culture University, o centro inova o modelo de cooperação escola-local, constrói serviços acadêmicos e plataformas de pesquisa, reúne a força dos sinólogos globais, atende à estratégia cultural nacional e constrói um porto de origem para os sinólogos mundiais e um “servidor raiz” para a sinologia mundial.
O World Sinology Center construiu cuidadosamente um sistema de rede global de informações sobre sinologia, conectando e se comunicando com mais de 100 países e quase 5.000 sinólogos e especialistas da China. Ele está comprometido em conectar e ativar recursos de pesquisa e conhecimento em sinologia ao redor do mundo, construindo um think tank com sinólogos como a “fonte de pensamento”, estabelecendo um mecanismo de troca normalizado entre sinólogos e instituições de sinologia em vários países ao redor do mundo, formando um modelo de troca acadêmica estável e estabelecendo gradualmente um mecanismo de acoplamento completo entre a sinologia mundial e indústrias relacionadas, como literatura chinesa, publicação, cinema e televisão, arte e relíquias culturais. O centro promoverá trocas e intercâmbios acadêmicos entre sinólogos ao redor do mundo por meio da construção de bancos de dados, publicação acadêmica, serviços de tradução, fóruns e conferências, pesquisa e treinamento e consultoria de think tank.
O World Sinology Center está comprometido em promover trocas acadêmicas entre sinólogos, avançando o desenvolvimento da sinologia, cultivando novos talentos acadêmicos em sinologia e construindo em conjunto uma comunidade acadêmica de Sinologia (Estudos da China). Contando com seus profundos recursos acadêmicos de sinologia, o World Sinology Center continuará a convidar mais sinólogos estrangeiros de destaque para se estabelecerem no World Sinology Center e se envolverem em pesquisas no campo da sinologia a fim de torná-lo o porto de origem da pesquisa acadêmica para sinólogos ao redor do mundo, ajudar os sinólogos a entender profundamente o caminho chinês e o modelo chinês e construir um novo sistema de comunicação para a civilização chinesa se tornar global, fazer do World Sinology Center um verdadeiro centro de sinologia.
0 comentários